segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Curdistão: um território que divide uma nação.Até quando?

Conflitos étnicos e separatistas são as principais consequências das divisões territoriais sofridas por nações-estados,que em muitos casos,lhes é imposto através das armas e pelo poder econômico político.
O mundo em que vivemos é conflitante por natureza histórica - o mais forte se impõe perante o mais frágil.Tem sido assim, o mais vulneråvel é submetido pelo outro,além,é claro,das disponibilidades que esses territórios controlados proporcionam ao dominador: localização estratégica,disponibilidades de recursos naturais e espaço,simplesmente espaço para proporcionar expansionismo e poder.
A nação curda - a maior nação sem pátria do mundo,vive "espalhada" no Oriente Médio e áreas próximas,abrange parte dos territórios da Turquia,Iraque,Síria e Irã.Sofrem repressões de todas as ordens,o sonho de um Estado Curdo está muito longe de se tornar uma realidade. No Curdistão,marcado pela violência da guerra,do petróleo,do radicalismo religioso,dificultam a formação de um Estado soberano curdo.O sonho pela independência política é uma luta eterna.
Nenhum dos Estados onde o Curdistão está localizado quer abrir mão de seus territórios para ser repassada à nação curda.O mundo livre pouco se importa com essa situação.
No entanto é preciso ressaltar que no norte nordeste da Síria,está localizado Rojava,que significa oeste em curdo,ou Curdistão Sírio.É formado por 3 Cantões;Cizre(o maior),Rojava e Afrin(a menor).Em Rojava encontra-se a cidade de Kobani,que mantém uma luta histórica contra o Estado Islâmico(E.I) e jihadistas que atacam,roubam,estupram e escravizam mulheres do Cantão e comercializam,vendendo-às como escravas na região.Kobani é um sīmbolo da revolução Rojava que inclusive possuem batalhão exclusivo feminino no  combate esses radicais islâmicos.
Em Rojava de maioria curda,vivem também árabes e cristãos,além de outras minorias e comunidades religiosas,todos tentam construir um modelo de administração híbrido: socialismo e democracia direta.
Quer saber sobre Rojava?
Acesse revolução Rojava-Evangelos Aretalos.
Open Democracy - Free thinking for the WordPress
Nova Democracia - Google.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
"Pecado não se perdoa sem se restituir o roubado".Padre Antônio Vieira.

Nenhum comentário: