terça-feira, 8 de setembro de 2015

A vida urbana e o cotidiano

No Brasil,a maioria dos 204 milhões de habitantes vivem o dia a dia nas cidades,sobretudo nos grandes e médios centros urbanos ou nas regiões metropolitanas,logo estão submetidos aos problemas decorrentes dos seus deslocamentos diários;
-A população tem seu tempo de sono e lazer diminuídos com os deslocamentos diários,além do estresse com o trânsito,dentro ou fora de um meio de transporte - perda de qualidade de vida.
-O sono é o purificador do cérebro,ele consolida o aprendizado do dia (Diogo Lara-neurocentista).
-Quem vive no trânsito tem picos hormonais e descargas elevadas de adrenalina e cortisol.O passageiro fica submetido a esta situação durante todo o deslocamento.Esses hormônios,em grande quantidade,não fazem bem à saúde.Na história da humanidade eles auxiliavam o homem na caça ou para fugir de um ataque qualquer.Uma coisa é ter essa descarga hormonal durante 30 minutos,outra é conviver com ela 2 ou 3 horas todos os dias! Lá,no fim da linha,pode acarretar consequências graves,como infartos e derrames,hipertensão arterial e mecanismos inflamatórios (Carlos Alberto Penatti,neurologista).
Logo,não é mais possível pensar nas cidades,nos municípios metropolitanos,nos subúrbios,nas periferias de forma isolada,a circulação de pessoas mostra a necessidade de articulações entre essas localidades,especialmente na mobilidade urbana(Rosana Baeninger-NEPO-Unicamp).
Antes de tudo,até mesmo do meio de transporte utilizado,rapidez,eficiência,pontualidade,via expressa,velocidade controlada,semáforos sincronizados,ligeirão,metrô,bicicleta,skate e tudo mais é preciso duas condutas que vão minimizar a vida do urbano.
-Escalonar horários de entrada e saídas das pessoas,horários alternativos,evitando o pico do trânsito.
-O tempo gasto no transporte público especialmente,ler e ouvir música é aconselhável,dizem os especialistas.
Naturalmente que investimentos públicos podem contribuir para que se eleve a qualidade de vida de todos os usuários das cidades: principalmente no que diz respeito a enchentes(impermealização do solo),lixo e segurança.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Uma sugestão para leitura:A longa viagem da biblioteca dos Reis-autora:Lia Mortitz Scharwcz.

Nenhum comentário: