segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O futuro das religiões no mundo

The future of world religions population growth projections 2010/2050; os muçulmanos que tem a mais alta taxa de natalidade e a mais baixa taxa de idade média entre populações estimadas por religião,terá segundo a pesquisa sobre religiões no mundo,uma notável alteração; hoje seus adeptos são avaliados em 1,6 bilhão (2010) e serão 2,76 bilhões em 2050.
O que isso vai significar?
Haverá um empate entre muçulmanos e cristãos(até então o maior grupo religioso).
Tem aumentado na Europa,EUA e Austrália o número de pessoas sem  uma filiação religiosa,talvez estejam tornando-se agnóstico ou ateus.
Tudo indica que essas mudanças nos relacionamentos entre muçulmanos e não muçulmanos,sobretudo nos países do sul da Ásia,ocorrerão.A maior mudança poderá acontecer na Índia que poderá ter a maior população muçulmana do mundo;
Sua população Hindu vai passar de 1,03 bilhão (2010) para 1,38 bilhão (2050),com um crescimento de 35%. Já os muçulmanos indianos vão aumentar 76%, passando de 176 milhões para 310 milhões no mesmo período.A maior expansão da população muçulmana no sul da Ásia se dará na Índia.
No sul da Ásia,há uma eterno impasse; A Caxemira,uma disputa entre A Índia,o Paquistão e a China. Aí vivem hinduístas,muçulmanos e minorias religiosas.
Onde fica e quem controla a Caxemira?
Uma fronteira geográfica comum,e situa-se;
Norte da Índia e controla 40% do território; Nordeste do Paquistão e controla 1/3 do território e Sudoeste da China que controla o resto.
Território montanhoso,estratégico para esses países;nascentes dos rios Indo e Ganges e vale médio do Hindukush/Himalaia - água,muita água!
Disputas desde 1947,logo após a descolonização britânica, com guerras entre Índia e Paquistão e Índia e China.
Atualmente a Caxemira é governada por hindus que tem uma população predominantemente muçulmana.
A quem deveria pertencer a Caxemira?
A todos e com paz!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: