terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

...Quando se mata o tamanduá,a formiga toma conta...

Surtos,epidemias,pandemias são sempre vinculadas as questões em que a presença humana é um fator determinante.
Por exemplo,um surto de febre amarela no Centro Oeste,numa obra para a construção e fechamento da barragem do rio Corumbá,obra que exigiu desmatamento,que sua vez,desalojaram populações de animais,incluindo primatas,que são potenciais portadores do vírus da febre amarela,obrigando-os a migrarem para áreas habitadas por humanos.É só um dos milhares de exemplos.
A retirada da cobertura vegetal natural acabou com vários habitats de insetos,incluindo aqueles pertencentes ao gênero AEDES e vários de seus predadores naturais.
Muitos outros exemplos dessas intervenções demonstram a vulnerabilidade do ser humano;
Construção do Canal do Panamá - febre amarela.Construção da Ferrovia Mamoré Madeira - malária pelo mosquito do gênero ANOPHELES.
Preserve o tamanduá!
A OMS(Organização Mundial de Saúde) estima a ocorrência de 300 milhões de infectados por Dengue por ano,dos quais 100 milhões com sintomas e 50 mil morrem a cada ano.
O processo monstruoso e desumano da urbanização provocado pela desterritorialização - a cidade é cada vez mais um prato cheio para a disseminação dos vetores associados à saúde pública mundial.
O habitat ideal para a formiga urbana,são os represamentos e desvios d'agua corrente,lagos e espelhos d'agua,entulhos,descartes domésticos,somado a incompetência,descaso e baixos investimentos em limpeza,propaganda e informação contribuem com décadas de negligência explícita,ou não?
Preserve o tamanduá!
Uma boa notícia: o uso de tecnologia nuclear para controlar mosquitos - técnica do inseto estéril - utiliza radiação ionizante para esterilizar insetos machos,produzidos em larga escala em instalações especiais.É utilizado a mais de 50 anos para controlar diversos insetos que comprometem a agricultura.
A Universidade deve investir de forma maciça e permanente na pesquisa e no pesquisador,doutor ou não.
O pesquisador tem como pré-requisito a vocação e sacerdócio.Vai na busca é na produção do conhecimento.Seu projeto é a sua vida.
A Universidade é o espaço da pesquisa e do pesquisador - êle é o tamanduá!
Antes pesquisador,depois doutor.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
"Pais sem pesquisa,fica vulnerável,alguém vem nos ensinar a lidar com os nossos problemas.Tem gente que chama de cooperação...Há sempre um preço a pagar".

Nenhum comentário: