quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Brasil:o futuro demográfico e uma nova realidade.

2050 - as projeções demográficas indicam que nesse ano,o tamanho da população brasileira será de 253 milhões de habitantes,e vai se constituir como a 5a.maior população absoluta do planeta,abaixo apenas da Índia,China,EUA e Indonésia.As projeções também indicam um novo formato:a proporção de idosos vai superar os jovens,uma semelhança em relação aos países hoje desenvolvidos;os idosos alcançarão 49 milhões e os jovens,46 milhões,pouco maior que o seu tamanho em 1980.
Esses dados vão definir novas políticas públicas nas várias áreas das atividades humanas e nos direitos dessa sociedade.As conquistas devem ser asseguradas e ampliadas em todas as áreas de serviços,seguridade é bem estar social pleno.É um desafio.
O surgimento do conceito de terceira idade,ocorrido há cerca de quatro décadas,por força dessa nova realidade demográfica que estamos vivendo no Brasil,tem provocado uma alteração positiva no grupo de idosos,até então,um excluído social,com raras exceções.
A maior novidade é o surgimento de projetos de Co-housing,condomínios residenciais compartilhados,voltamos para a terceira idade,como já existem na Europa e América Anglo Saxônica.
Convivência e qualidade de vida são prioridades,permitem e possibilitam a vida com independência e autonomia.
Reformas são urgentes para atender esse e outros desafios futuros.Asilos sempre deram a "falsa"idéia de "lar".Ledo engano.
O tempo faz o favor de provocar mudanças radicais na forma de encarar o assunto velhice,principalmente num país de jovens ou nem tanto,como o Brasil.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Sugestão:filme A Balada de Narayama,de Shohei Imamura,Palma de Ouro no festival de Cannes em 1983.

Nenhum comentário: