quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O protagonismo chinês no século atual

No pós pandemia,as forças do nacionalismo,competição econômica e tecnológica vão tensionar as relações entre nações no século XXI.Guerras tecnológicas em torno da inteligência artificial,big data,robótica,biotecnologia é-o 5/6G poderão resultar em uma economia de um mundo,dois sistemas - dois blocos separados,dirigidos primeiramente por preocupações de segurança nacional e interesses econômicos e comerciais.
Disputas mundiais por vacinas e o seu papel nas zonas de influência serão determinante;um mundo com regras e visões conflitantes nos domínios político,econômico,ecológico,tecnológico,marítimo e do ciber espaço.
Os efeitos da pandemia,além das consequências no saúde global aponta para transformações na organização política e econômica mundial.
A China detectou e diferenciou a doença(Coronavírus) de outras gripes,procurou meios de tratamento e combate,além de ter informado o mundo.
A COVID 19 reforça a necessidade de se ter as instituições fortalecidas = OMS,em suas recomendações e cooperação global.O conhecimento técnico-científico e suas decisões NÃO devem ser consideradas pela vontade política de governos.
Assim a China emerge como uma nação fortalecida;doações de máscaras cirúrgicas,equipes médicas para orientar atendimentos,artigos científicos com resultados de pesquisa sobre o vírus;defende o multilateralismo comercial neste difícil momento que a humanidade está vivendo.
O pensamento em prol do coletivo na China,com base filosófica,com respeito e confiança nas autoridades sanitárias é o melhor caminho.Vacina,uma luz no fundo do túnel!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
-

Nenhum comentário: