quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Refugiados e Deslocados i

 82,4 milhões de pessoas fugindo de guerras,perseguições e violações dos direitos humanos em 2020,um aumento e 4% em relação a 2019.São histórias de deslocamentos,privação e sofrimento(ONU-News).
As disputas territoriais,golpes de Estado que geram crises políticas,rivalidades tribais,diferenças etnicas,disputas por recursos naturais como a água e minerais entre outros.
Os refugiados são pessoas que saem do país de origem por temores de perseguição por motivos de raça,religião,nacionalidade,grupos sociais e opiniões políticas.Para a ONU é a maior crise humanitária do século XXI.
A maioria dos refugiadas são africanos e asiáticos.
A maior porta de entrada a Europa.
Síria,Afeganistão e Sudão do Sul representam os locais de 55% dos refugiadas do mundo inteiro(Fonte:Politize!).E assim o aumento da xenofobia.
Um exemplo;Os Rohingyas,grupo que migrou de Mianmar para Bangladesh se constitui como uma das maiores e também a mais negligenciada do mundo desde 1948,vítimas de tortura,negligência e repressão.Não são reconhecidos como Rohingyas,mas de “Bengalis Muçulmanos” por budistas do Mianmar.
ACNUR(Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)o Brasil concedeu o maior número de asilos a refugiadas em 2020 - 26,8 mil asilos concedidos,um aumento de 21% em relação a 2019 Fonte:ACNUR.
As medidas de prevenção à Covid,como a proibição de deslocamentos internacionais tiveram um papel nessa queda de números (Fonte:Poder 360).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

       

Nenhum comentário: