quinta-feira, 17 de março de 2022

ACNUR - 2020;82,4 milhões de refugiadas,recorde histórico.

 Siria,Mianmar,Sudão,Venezuela,Colômbia,México- com o fim da guerra fria - aumento de conflitos geopolíticos entre potências por territórios fragilizados resta fugir de crises e impedidos muitas vezes por novos e velhos muros.

O que vemos hoje na Ucrânia é uma migração gigantesca NUM CURTO espaço de tempo nesta velocidade é a primeira desde a II Guerra Mundial - destino maior:Polônia,onde há uma identificação cultura,religiosa e étnica entre esses países.Refugiados ucranianos tem permissão para permanecer nos 27 países da U.E.

Refugiados do século XXI;Síria com 6,6 milhões de pessoas em 11 anos.Venezuela com 4 milhões em 20 anos,entre muitos outros,embora em números menores.Danos profundos,traumas,dificuldade de relacionamento entre outros aspectos,além da violação de direitos humanos e conflitos armados,onde não se escolhe alvo - crianças,adultos,idosos.

Tipos de refugiados;perseguição política,conflitos armados,discriminação racial,social e religiosa,hoje também é possível identificar refugiadas ambientais.

Dificuldades dos refugiados;diferenças culturais,idioma,busca de trabalho,moradia e xenofobia.

Fonte:ACNUR

Paz e Bem!Prof.Vilmar

Nenhum comentário: