quinta-feira, 9 de junho de 2022

Desafios Mundiais;Desigualdades e Meio Ambiente ll.

 Na pandemia poucos aumentam suas riquezas de forma rápida.A maior parte arca com os prejuízos da crise mundial;desemprego,perdas de renda,,mortes,desabastecimento,ausência escolar.Recuperação lenta.A fome tem pressa(Betinho).A desigualdade ampliou os abismos; irreversíveis em certas sociedade.

Lucro e acúmulo de propriedade origina a desigualdade social(Karl Marx) e produz suas consequências cumulativas numa sociedade que investe pouco no social:educação,saúde de qualidade,habitação,saneamento básico,segurança,e trabalho.

Diminuir esse abismo é possível?

Escola para todos e com qualidade.Lugar apropriado para obter-se todas as ferramentas na preparação para a vida plena;convivência com o diferente,livre expressão,diálogo e conhecer a sua realidade na plenitude.Escola crítica.

Sem conhecimento você não é útil.No capitalismo é pelo trabalho que você vende.muitas vezes muito barato,não somos iguais,há uma hierarquia quando se troca trabalho por dinheiro,assim o modo de vida não é o mesmo e dessa forma produz-se uma sociedade altamente estratificada.Quem ganha mais é o dono do capital com o lucro é o melhor “qualificado” recebe o suficiente para viver dignamente.

A escola de qualidade é a única saída.Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Leitura: Ilusão Americana de Eduardo Prado.









Nenhum comentário: