quinta-feira, 21 de julho de 2022

Bioma Amazônico-no presente e no futuro coletivo a preservação não tem preço.

 1/3 das florestas tropicais do mundo garantem qualidade de solo,estoque de água doce,protege a biodiversidade.A maior delas está na América do Sul,com 30 a 40 mil espécies vegetais(World Transforming Tecnologies-WTT ).Artigos científicos nas áreas das plantas,ciências ambientais e tecnologia de alimentos,ecologia,bioquímica e biologia molecular,demonstram esse potencial disponível (ainda).São mais de 1.070 artigos científicos que relatam esse potencial.

Regula o clima é influência o regime de chuvas.Mitiga os efeitos adversos das mudanças climáticas e assim regula o ciclo hídrico- alimentos e energia seriam mais caros se não houvesse a floresta amazônica.

Produzir sem desmatar.Assim o futuro coletivo está protegido com a floresta em pé.

Os dias que “quebram” o recorde das temperaturas tem se tornado mais frequente desde a década de 90.Londres 40 graus!teve a maior temperatura recentemente.Os efeitos do sol devem atingir outros países.As políticas de contenção de mudanças climáticas estão na contra mão do que o planeta necessita(Antônio Guterres- ONU).

Propostas educacionais para o meio ambiente devem incluir de forma profunda essa questão preservacionista.A sociedade atual continua a produzir mais problemas que soluções;parcialidade,limitação,interesse e má fé.

Efeitos das mudanças climáticas. Ciência é clara.Preservar.Florestar.Alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“O sumo bem é a própria vida”Bertold Brecht.

Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: