quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Uma realidade.Pobreza e pobreza extrema.

 Em 2022 o mundo pode chegar a um total de 860 milhões de pessoas vivendo na miséria (Oxfam).Vivendo com menos de US$ 1,90 por dia!

Numa sociedade em que a teleaprendizagem,o telégrafo e a telediversão são cada vez mais normais;será quase impossível se perder,se entediar e se isolar.Contudo a miséria só tende a crescer!Por quê?

Sem mudanças estruturais e soluções a longo prazo os impactos da miséria serão para a vida toda.A quem interessa essas mudanças?Há muito poucos com certeza.É visível neste momento de crises(guerra Rússia xUcrania) e a pandemia,além dos fenômenos climáticos extremos,sobretudo as secas tendem a crescer os desassistidos.

Acesso à água,alimentos,saúde, moradia,educação e trabalho em pleno século XXI!Soluções concretas será fortalecer a capacidade das pessoas a transformar suas vidas.

Na América Latina,segundo a CEPAL,em 2020/21a extrema pobreza aumentou em cinco milhões de pessoas;de 13,1 para 13,8 em 2021.O que esperar de 2022?

Um texto para refletir;

No conto: O empréstimo de Machado de Assis ele retrata os percalços de um personagem que possuía a “vocação para a riqueza sem a vocação para o trabalho”.

A resultante desses dois impulsos discrepantes era uma só:Divídas.Há sociedades que parecem abrigar um condição semelhante.Tem a vocação do crescimento sem a vocação de espera.E o resultante quando não é a inflação ou crise de balanço de pagamentos é também um só juros altos.Lições Amargas-Uma história provisória da realidade.Gustaco Franco.Paz e Bem!Prof.Vilmar.



Nenhum comentário: