quinta-feira, 24 de novembro de 2022

COP27-no limiar,criação de um fundo para reparar perdas e danos.Menos mal.

 É sabido que que os efeitos do aquecimento atinge os países pobres,em desenvolvimento que ainda(?)possuem florestas intactas,outros com elevação do nível oceânico(costeiros)sujeitos a inundações secas e desertificações,ecossistemas montanhosos - são os mais vulneráveis a efeitos das mudanças climáticas e sem capacidade para respostas a eventos extremos.A criação deste fundo no limiar do COP27 vai minimizar em parte esses efeitos.Mas é pouco!Quando se trata de preservar vidas o meio ambiente é fundamental!

É preciso perseguir em qualquer lugar do planeta a substituição de combustíveis fósseis.É possível?A ciência,a tecnologia,a inovação já estão contribuindo com opções de melhor qualidade,não dá para esperar que o petróleo acabe!A vida tem pressa.

Não podemos ter com 8 bilhões de pessoas,as mesmas prioridades que tínhamos com 2,5 bilhões no pós 2a.guerra mundial.O mundo hoje é outro.As nações que mais contribuíram com essas questões ambientais tem uma maior responsabilidade com o planeta.

Uma lição simples e fácil de ser aprendida;para antecipar à escassez - produzir menos,consumir menos,assim depender menos de insumos.Com a palavra a Covid e o conflito na Ucrânia.

Abandonar o carvão,gás e petróleo.Com a palavra às economias mais ricas do planeta.

Paz e Bem.Prof.Vilmar.




Nenhum comentário: