quinta-feira, 23 de março de 2023

Multilateralismo é a saída.

 As instabilidades econômicas global que vivemos neste momento;incertezas caudadas por eventos geopolíticos,covid 19,mudanças climáticas e conflitos armados(guerra UcraniaxRussia),protestos civis. É preciso minimizar essas incertezas sobretudo nos países mais dependentes do comércio e nas populações mais vulneráveis.

A pergunta;Como recuperar a sustentabilidade?

A saída neste momento é o incremento do Multilateralismo.

Nações devem avançar para uma maior integração econômica e política afim de alcançarem seus interesses de curto e médio prazo.Por exemplo;diversidades não é um obstáculo para uma agenda multilateral:projetos comuns em energia renovável e indústria farmacêutica são alguns dos muitos exemplos neste momento crítico.

A cooperação entre estados é um processo histórico - os estados não podem agir isoladamente,de forma individual em questões relevantes agredindo outras nações.Relembrando nos longínquos 1648 - Tratado de Paz da Vestfalia.Congresso de Viena em 1815 reforçou o multilateralismo.A Revolução Francesa e a derrota de Napoleão uniram nações para assegurar equilíbrio de poder e coexistência pacífica.Assim reforça a cooperação entre Nações.Algumas consequências em nosso tempo:ONU,OMC,GATT,Rodada de Doha e outros mais.Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: