quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A complexidade política no Oriente Médio I.

 Na geopolítica regional as disputas entre os vários grupos extremistas atuantes tem seus objetivos e ideologias,armados ou não contra um inimigo comum o Estado de Israel.O conflito entre Israel e Palestina se estende à décadas.

Em 1947 quando a ONU propôs a criação de dois estados - um judeu e outro árabe sob um mandato britânico.Israel foi proclamado Estado em 1948 e aí come-a uma disputa pelo território palestino - Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Alguns grupos não aceitam reconhecer Israel,nem acordos e sem renunciar à violência.

Faixa de Gaza - uma estreita faixa de terra no litoral mediterrâneo foi no passado uma das mais importantes rotas comerciais e marítima e foi controlada pelo império otomano até 1917 quando controle passou para o domínio militar britânico.Posteriormente para o Egito e depois para Israel.

Gaza hoje é habitada por 2 milhões de palestinos e administrada pelo grupo muçulmano radical Hamas grupo muçulmano considerado terrorista para as potências ocidentais.

Ao longo dos anos 1910/1930 milhares de judeus migraram para a Palestina,habitada desde a antiguidade e que foi abandonada pela diáspora judaica-dispersão forçada de judeus para vários lugares do mundo naquele período histórico.

É possível uma coexistência pacífica na Faixa de Gaza?É possível mudar uma realidade de aceitação do outro?Mudar a realidade de um mundo onde o conflito é regra?

Voltamos com a Cisjordânia.Paz e Bem!Prof.Vilmar.

 


Nenhum comentário: