terça-feira, 17 de abril de 2007

FMI faz previsões para o crescimento econômico

Como faz anualmente o FMI divulgou na semana passada(9-14 de abril) suas previsões para o crecimento econômico neste ano de 2007. Os números são interessantes e possibilitam várias análises e conjecturas. Vejamos.
MUNDO: crescimento econômico de 4,9 %, um resultado excelente, há 6 anos que a economia mundial cresce a taxas superiores a 4%, as condições tem sido ótimas.
AMÉRICA LATINA: 4,9% um dado interessante, considerando a nossa vulnerabilidade e oscilações no preço das commodityes. Destaque para a Venezuela, Argentina, Chile, México e Brasil.
BRASIL: 4,4%, considerando-se o ano anterior 2,9% e posteriormente corrigido para 3,6% é razoável, mas quando comparamos com o BRIC (Russia, India e China) eles crescerão o dobro do Brasil.Portanto, ruim nesse aspecto na comparação com as potências econômicas do futuro.
EUA: 2,2%, ocorrerá uma desaceleração, no ano passado o seu crescimento foi de 3,3%.
U.E.: 2,3%, também uma desaceleração, aqui pode-se explicar pela presença de novos Estados no Bloco, dependência do petróleo e gás natural importado e o aumento no preço das matérias primas de origem vegetal e mineral neste último ano.
Japão: mantém uma estabilidade no seu crescimento, que álias não é novidade 2,3%
Prof. Vilmar
Opine; A ONU é útil?

Um comentário:

Thiago B. Pigato disse...

A ONU é hoje apenas um enfeitezinho promotor da paz mundial, nações passam por cima dos seus vetos e sanções, vemos o exemplo recente dos EUA, que passou por cima de todas as suas recomendações e vetos quanto a guerra no iraque, o Irã tambem esta passando por cima da onu, se recusando a mostrar as instalações de enriquecimento de uranio, da orma que as coisas estão indo a ONU pode acabar como uma instituição sem prestigio para mediar guerras e promover a paz.
Cabe a mesma recuperar o prestigio perdido, isso é a primeira prioridade da instituição, espero que o novo presidente da mesma faça esse trabalho essencial para a manutenção da organização.