terça-feira, 15 de maio de 2007

Estado e Igreja

Em recente visita ao Brasil, o Papa Bento XVI, condenou o aborto, o uso de preservativos, um segundo matrimônio, enfim temas polêmicos e que sendo de interesse da sociedade brasileira sugere debates e discussões apaixonadas. A imprensa deu ampla cobertura a esses temas e até cobrou do Governo brasileiro uma posição. A resposta foi "O Brasil é um Estado Laico".
Vamos revisar alguns conceitos pertinentes, a afirmação acima.
SECULARISMO: separação entre o Estado e a Igreja. As Instituições religiosas não têm poder político.
LAICISMO: Doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado e da Igreja.
Prof. Vilmar

2 comentários:

Unknown disse...

No Brasil parece ocorrer o contrário de países como a Turquia onde parte da população exige a separação de Estado e Igreja.Aqui,apesar de se dizer "laico",a constituicionalidade das leis(ou pelo menos as polêmicas como aborto,camisinha etc)são discutidas de acordo com a "ética cristã" definidas pelo Papa,ou seja,não se leva em consideração o ponto de vista de outras religiões.Para mim,significa que se o Estado põe tais assuntos em pauta somente para agradar a maioria católica ele deixa de ser laico,pois é fundamentado em pensamentos cristãos.

Thiago B. Pigato disse...

não posso deixar de concordar em total com o Ricardo, eintero que o estado deveria ser totalmente laico, nosso estado apenas se diz laico, mas não é isso o que se vê na realidade