sexta-feira, 6 de julho de 2007

Previsões para o BRICs

Neste ano de 2007, o Banco americano Goldman Sachs acaba de publicar "The world and the BRICs dream" - o mundo e o sonho dos BRICs.
Lembramos que a expressão BRICs é uma criação do próprio banco G. Sachs em 2001 e refere-se ao Brasil, Russia, India e China. Nesta publicação o banco faz algumas previsões interessantes e que permitem boas discussões e análises, veja algumas.
*O poder político dos BRICs vai aumentar nos foruns internacionais que obrigarão um reforma no G8, com a inclusão do Brasil, India e China.
*O Brasil será uma potência econômica com uma imensa classe média.
*Se nos próximos 50 anos, o crescimento econômico do Brasil for em média 3,6% ao ano, a economia do Brasil será maior que a da Itália em 2025; que a da França em 2031 e maior do que a da Alemanha e da Inglaterra em 2036. Para que isso aconteça é preciso: que a população seja educada com qualidade com uma aprendizagem contínua através da leitura permanente e autônoma. Estabilidade macroeconômica, instituições políticas e jurídicas estáveis; uma economia aberta ao capital estrangeiro.Quem viver verá!
Prof.Vilmar

2 comentários:

fer disse...

Estima-se que em 2050 os BRICs serão as maiores potências mundiais. Isto é possível? Talvez, a partir da formação de um bloco econômico, a parceria torne-se fonte de muito sucesso. Mas, e se não houver uma cooperação no âmbito global? Difícil prever a onipotência dos BRICs...
É verdade que cogita-se incluir nos BRICs o México e África do Sul?

Obrigada, antecipadamente, pela resposta. Se preferir, meu e-mail é
fer_stumpf_tonin@hotmail.com

Fernanda, 3ª6ª

Unknown disse...

Apesar de ser uma previsão incerta o Brasil está deixando de ser vulnerável à economia mundial e ganhando maior respeito internacionalmente."Quem viver verá!"
Tomara que sim!