segunda-feira, 2 de março de 2009

Nacionalismo;conclusão

A Europa Ocidental, um continente que foi marcado pela emigração,durante vários séculos, a apartir da década de 1950 passa a receber milhares de imigrantes, oriundos da Europa Oriental e de suas ex-colônias espalhadas pelo mundo.
Os Estados Unidos, que sempre foram uma Nação de imigrantes, hoje tem apresentado um crescente xenofobismo, há leis que restrigem a presença de estrangeiros nos Estados Unidos, existem cerca de 32 mihões de hispânicos ilegais, há inclusive a possibilidade de criação de um muro, isso mesmo! um muro separando os EUA do México.Muitos latinos são barrados na fronteira norte americana e posteriormente recambiados aos seus paises de origem.Estima-se que cerca de 6 a 7 milhões de pessoas tenham abandonado seus paises de origem, constituindo os refugiados econômicos, políticos e religiosos. Especialistas prevêem um aumento nesse número,motivando paises a criarem legislações restritivas, como um "muro" que os defenda dos imigrantes.
Paea encerrar; Imigração, racismo e nacionalismo caminham juntos.O racismo tem sido ingrediente essencial do nacionalismo.O nacionalismo defende a ideologia de que pertencer a uma Nação constitui sinal de identidade e que isso define a comunidade, como se ela fosse um entidade soberana e única.Volto no ´meio da semana.Gostaria que voces opinassem.Paz e Bem!Prof. Vilmar

2 comentários:

Unknown disse...

professor, tendo como exemplo a Alemanha, que no periodo do imperialismo sofria uma grave crise economica e social, nao eh possivel que partidos de extrema direita ganhem força??

Gustavo disse...

Professor, em 1914 o estopim da 1ª guerra foi o atentado de nacionalistas sérvios contra o herdeiro do Império Austro-Húngaro que dominava a Croácia e a Bósnia, a motivação dos atentados foi a idéia do "Pan-Eslavismo" que englobaria as nações eslavas dos balcãs (que foi alcançado no fim da guerra, formando a Iugoslávia)mas em pouco mais de 30 anos já havia registros e limpeza étnica praticada por milícias croatas de direita que eram respaldadas pelo invasor nazista, e após o governo de Tito, as rivalidades étnicas voltaram a florescer, culminando no desmembramento da Federação e conseqüentemente a guerra.

Agora eu pergunto, Croatas, Bósnios Sérvios e etc se viam como uma nação antes da 1ª Guerra? e se sim,, por que começaram as hostilidades entre os grupos, e ainda quais são os critérios para se distinguir etnia (como os eslavos) e nação (como russos, ucranianos e croatas)?