sexta-feira, 20 de março de 2009

Reserva Raposa Serra do Sol-Roraima

Nesta quarta-feira, o STF determinou a retirada de não indios da Reserva Serra do Sol, com uma área de cerca de 1.700.000 he em área contínua junto a fronteira com a Venezuela e a Guiana, que será fundamental para a reprodução da cultura dos povos indigenas.O STF faz 19 sugestões ao Governo e orgãos, entre elas, a presença das Forças Armadas para garantir a Soberania Nacional,a não comercialização de minérios, madeira e outros recursos naturais,cadastramento controle de entrada e saida de pessoas estranhas.Opine, essa decisão foi boa?Paz e Bem! Prof. Vilmar

4 comentários:

Manuela Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuela Pereira disse...

acredito que foi a medida certa a ser tomada. tudo bem que a produção de arroz do estado vai cair, mas também nao podemos manter isso a custo da cultura e vida dos povos indigenas, que muitas vezes são nômades e necessitam do espaço contínuo para sobreviver durante o ano. se nao houver uma força armada, será difícil garantir a reprodução da cultura desses povos.
saudades de suas aulas professor! :) vou te visitar no BJ qualquer dia desses! :D

Anônimo disse...

Olá Professor Vilmar! :)
Aqui é Lucas Buss, estudei ano passado na turma 6, creio que o senhor lembra de mim.
Estou cursando administração na federal agora e temos um trabalho para fazer que é criar um blog. Já que tocamos nesse assunto, eu indiquei o blog do senhor para o pessoal da turma dar uma olhada!
:)

Eu queria saber também se há possibilidade de eu postar algum artigo meu algum dia.

Um grande abraço e boa sorte com o blog!

Unknown disse...

Apenas acredito que poderiam dar um prazo maior de retirada dos arrozeiros...
Aparentemente... a medida foi a imediata saída dos produtores da região... tendo de abandonar a produção, moradia...
É claro que as terras não são deles... mas isso é somente marca de intolerancia... afinal... qual a atividade que agora tais produtores irão se dedicar??? qual será o destino dessa mão-de-obra???

As vezes... me parece que o Brasil comete erros que remetem ao passado colonial...