sábado, 16 de janeiro de 2010

AGORA VAI? PNDH-3

PNDH 3 quer dizer;Programa Nacional dos Direitos Humanos. Depois de muitas idas e vindas, assim é quase tudo no Brasil, e depois você esquece, ou nos fazem esquecer, o Governo finalmente apresentou o PNDH-3, é sempre bom lembrar que o Pai deste Programa foi o Governo FHC, que aliás, nem o Governo passado e atual, estão se manifestando, defendendo ou criticando pontos desse programa. poucos intelectuais e políticos tem se manifestado.Será porque é um ano de eleições?É preciso por a" cara para bater". Ficar no muro é péssimo, não substimem a sociedade brasileira,por favor!Enfim um tema tão importante que estranhamente não andou.
O Programa é polêmico? Claro que é!
É uma nova Lei que está surgindo? Claro que não! É um PROGRAMA, que se a sociedade, através do Congresso Nacional aprovar, poderá criar algumas leis,por isso é preciso muito debate,discussão e tomada de posições.
Devemos ter medo quanto a aprovação desse programa? Não! Todos os nossos direitos estão assegurados pela Constituição Brasileira, vivemos um Estado de direito e isso é o mais importante.Nada a temer.Da livre manisfestação religiosa ao direito da livre manifestação pela palavra,do direito a propriedade ao direito de ir e vir.Jamais abriremos a mão dessas conquistas.
Possuimos como salvaguarda maior o nosso Poder Judiciário, que é independente e soberano.
Aliás, voltando ao Programa Nacional dos Direitos Humanos, alguns temas são muito polêmicos,como por exemplo;
A discriminalização do aborto, o casamento de pessoas do mesmo sexo,direiro de adoção por casais homoafetivos,uso de símbolos religiosos em espaço públicos,violação dos direito humanos durante a ditadura militar.questões de liberdade de imprensa,invasões de propriedades rurais,enfim muitos são os pontos a serem discutidos.A imprensa, este notável veiculo de comunicação deve de forma independente, sem defender posições, até pode fazer isso, desde que ouça todos os lados promover o debate. Da mesma forma as Universidades , as Escolas, os Sindicatos as ONGS. E vamos aguardar o debate político num ano de eleições no Brasil, como se comportarão os candidatos e seus vínculos e comprometimento com os direitor fundamentais. O que já fizeram ou não fizeram Para encerrar, gosto muito do que disse o Dalai-Lama quando visitou o Brasil e eu não mais esqueci;"Quando perder,não perca a lição".Bom final de semana.Paz e Bem!Volto na 2a. feira se Deus quiser.Prof. Vilmar.

Um comentário:

mandybg disse...

Aee professor!
vamos aguardar os debates então.
obrigada por esclarecer sobre o PNDH!