terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um pouco de história-Ilha Robben-África do Sul

A Ilha de Robben(quer dizer foca em holandês)está localizada a 11 km da Cidade do Cabo.Foi descoberta por Bartoleu Dias, no século XV(inicio) e foi colonizada por holandeses a partir de 1652 que realizavam comercio com nativos e demais comerciantes no trafego entre o oceano atlântico e indico).
Em 1795 a ilha foi ocupada por ingleses, que a incorporou a Africa do Sul, a qual já estava controlada em parte pelos ingleses.Sua utilização foi muito peculiar, transformou num depósito de desertores, assassinos, ladrões, politicos, leprosos, prostitutas portadoras de DST, álcoolicos, lunáticos e pasmem! idosos !
Em 1930 passou a ser uma base militar inglesa.
Em 1961, quando o Partido Nacional tomou o poder a ilha voltou a aprisionar políticos, o seu hóspede mais ilustre foi NELSON MANDELA, lider sul-africano e anti-apartheid que ficou detido de agosto de 1962 à fevereiro de 1990, era uma prisão de segurança máxima.
Em 1990 a prisão foi fechada e declarada um Monumento Nacional e passou a ser um museu.
Em 1999 a ilha tornou-se um Patrimônio da Humanidade.
Nesta Copa do Mundo, a estrela máxima fora dos campos de futebol será NELSON MANDELA, se estiver vivo até lá(está enfermo)
A imprensa especializada tem feito comentários sobre o filme INVICTUS que vai retratar um pouco da saga libertária dos negros sul-africanos através do esporte.Vamos conferir.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: