quarta-feira, 10 de março de 2010

NEW DEAL - NOVO ACORDO

Temos tratado em sala de aula do Estado de bem estar social ou Estado Previdência ou como preferem os internacionais WELFARE STATE, tudo bem! Eu queria fazer algumas observações que interessam a todos; após a crise dos anos 30 - a grande depressão nos EUA, cuja causa está ligada a superprodução, mas não só ela; desigualdades sociais, baixos salários, mercado prioritário era o interno, entre outros, explicam, os produtos encalhados produzidos pela industria americana.Algumas medidas foram tomadas pelo Estado, leia-se Presidente F. Roosevelt para resolver o problema;
a-Participação do Estado no planejamento das atividades econômicas, por exemplo; adequar a quantidade de mercadorias produzidas e o tamanho do mercado consumidor, evitando estocagem(que custa dinheiro, afinal mercadoria parada no balcão não da lucro, só aumenta o estoque).
b-Melhorar a distribuição de renda, para ampliar o mercado consumidor; assim com melhores salários, o trabalhador compra mais e de forma variada, foi o que aconteceu recentemente no Brasil nesta última crise; o governo reduziu os impostos e o povo comprou.Nem sentimos a crise.
c-Havia uma preocupação a mais, a expansão do socialismo, que seria uma ameaça ao capitalismo, pois acrise gerou desemprego entre outros e de repente poderiamos ter alternativa socialista em Estados capitalistas.
d-F. Roosevelt investiu em inúmeras obras públicas, desta forma amenizou o desemprego e manteve a economia aquecida.
Lembro o economista John M. Keynes que preconizava que o Estado não deve apenas se preocupar com a ordem sócio-econômica e política, mas ser um planejador; incentivar metas, deve intervir na economia e cuidar da infraestrutura. Suas idéias foram colocadas em prática nos EUA e Europa, e deu certo. Mas, em 1939, coma 2a.Guerra Mundial a economia européia foi arrasada.Vocês imaginaram se o Estado não interviesse na última crise financeira ocorrida em 2008. Com certeza, estariamos amargurando resultados catastróficos hoje. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: