quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aviões brasileiros-Embraer e o futuro

A Cris Marins- Fera 2010 solicitou e eu vou atendê-la;nosso orgulho na aviação civil e militar, chama-se EMBRAER, que nasceu por iniciativa do governo brasileiro em 1969 e produziu o conhecido Bandeirante.A mão de obra utilizada então, principalmente os mais qualificados - engenheiros, eram formados pelo ITA e CTA, e sua sede encontra-se até hoje em São José do Campos (SP). Em 1994, após muita discussão, foi privatizada e passou a chamar-se EMBRAER S.A.
Isso ocorreu no governo de Itamar Franco.
O Bandeirante tem mercado, na Europa, Ásia, África e na América Latina, ou seja voa no mundo todo, é eficiente, de baixo custo operacional e seguro. Derrotou na década de 90 a Empresa Bombadier Canadense, ganhamos o mercado pelo preço e qualidade.Hoje é a terceira maior produtora de aviões do mundo. Isso mesmo! Não errei. Perde para a Airbus e Boeing.
A EMBRAER produz o Tucano, avião de combate tático e turbo hélice militar tem múltipla função e é vendido para 15 paises pois permite treinamento de pilotos e é eficaz em operações de combate-muito utilizado pela Colômbia no combate as FARCS.daí ser a Colômbia o nosso maior cliente.
Nossos negocios vão de vento em popa com os chineses, temos até uma fábrica de aviões na China, na cidade de Harbin, próximo a fronteira com a Russia é uma Joint-Venture. Produzimos para os chineses o EMB E-190 de 120 lugares, de alta tecnologia. No próximo ano, 2011, a EMBRAER, associada a AVIC chinesa, deve entregar as encomendas do ERJ- 145 de 50 lugares.
Outro cliente em potencial e a FAB brasileira que receberá o cargueiro KC-390 que vai transportar 90 toneladas e 30 soldados.
A Marinha do Brasil contratou a EMBRAER para modernizar seus 12 caças AF1 e AF2 usados no porta aviões São Paulo nos próximos anos.UMA NOVIDADE;
Avião movido a álcool,que foi testado em 2002, com sucesso, para aeronaves pequenas-EMB 202 Ipanema-as expansão das fronteiras agrícolas-soja e cana de açucar e as culturas energéticas de exportação vão exigir aviões agrícolas e este mercado é muito promissor. O pioneiro neste avião foi o ITA, que produziu o IPANEMA.Temos uma fábrica da EMBRAER em Portugal e a maior novidadena próxima década está prevista par 2012 e 2013 quando devem entrar em operação o Legacy 500 e o Legacy 450.
Por hoje é o que eu tinha para escrever, espero ter ajudado a Cris e outros. Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Cris Marins disse...

Prof! Obrigada pela postagem! Já tinha lido antes, mas não tinha tido a oportunidade de agradecer. Foi muito bom, de verdade! Obrigada! (:
Um enorme beijo e ótima férias,
Cris Marins.

Fabio disse...

Prof. Vilmar.

Uma coisa que não entendo:
O Brasil possui várias empresas aéreas(TAM, GOL, Azul, Webjet, OceanAir, Varig etc...) Mas nenhuma delas, até o momento atual, não usa nenhuma aeronave EMBRAER. Acho isso um cúmulo, pois eles preferem pagar as taxas de importação e impostos por uma aeronave francesa(AirBus) ou americana(Boeing).
Recentemente fui a Europa, e nos voos que realizei DENTRO da europa, eram utilizados aeronaves EMBRAER.
A EMBRAER devia incentivar as empresas aéreas nacionais a obterem seus produtos e fazer com que o dinheiro circule dentro do Brasil, e não entregar o dinheiro para fora.

Fabio 3ª8ª