domingo, 21 de agosto de 2011

Muros uma forma de fronteira em uso no mundo atual

Neste mês de agosto, o mundo comemorou os 50 anos da construção do Muro de Berlim, que marcou uma nova concepção nas questões separatistas, forma clássica para evitar intrusos, leia-se ilegais. Felizmente, o Muro de Berlim veio abaixo em 1989.A moda pegou, vejamos;
*Muro em construção no Oriente Médio separando Israel da Cisjordãnia, quando concluido será um dos mais extensos e alto; 707 quilômetros de extensão e 8 metros de altura. Objetivo; evitar palestinos em território de Israel.
*Muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos; evita imigrantes ilegais nos Estados Unidos e entrada de drogas.
*Muro no antigo Saara Espanhola; para separar territórios em disputas locais.
*Muro isolando o enclave (cidade) espanhola de Ceuta no Marrocos para conter a entrada de imigrantes africanos na Peninsula Ibérica. Tem 8 quilômetros de extensão e 6 metros de altura.
* Muro, construido pela China para conter a entrada de imigrantes da Coréia do Norte.
*Muro, na fronteira continental entre a Grécia e a Turquia, é hoje um projeto da Grécia que será viabilizado no futuro. No mundo, há muitas outras barreiras semelhantes, o que é lamentável. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É realmente lamentável que os conflitos sejam 'resolvidos' dessa maneira, a construção desse tipo de barreira física só me da a impressão de que os países envolvidos estão a empurrar o problema com a barriga, isolando pessoas como se fossem cabeças doentes de um rebanho, ou coisa assim.

Mudando de assunto, eu gostaria de sugerir que o professor falasse um pouquinho sobre a situação da Líbia no momento, a atitude da OTAN ao 'apoiar' os grupos anti-gadhafi e até onde é vantajosa a demoção do líder.
Obrigada (: