segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ONU - O discurso brasileiro demonstra a nossa independência

Finalmente o Brasil de forma muito clara e determinada dá um belo exemplo de independência, isso ocorreu na semana passada com a abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, através da Presidente do Brasil. Trechos do seu histórico discurso;
*A presidente critica o impasse político entre democratas e republicanos nos Estados Unidos para aprovar projetos que ajudem a reduzir o deficit e a tirar o país da crise.
*Fez referência aos BRICS e à possibilidade de que estes comprem títulos europeus para ajudar paises da zona do euro a sair da crise- Grécia, Espanha, Portugal e outros.
* Um recado à China que mantém baixo o valor de sua moeda, o yuan, para competir no mercado internacional; essa é uma das principais reclamações de empresários brasileiros.
*Crítica velada ao programa de relaxamento monetário dos EUA, que injeta dólares na praça financeira e tem a desvalorização do câmbio como um de seus principais efeitos.
*Critica a ação da OTAN na Libia, que, para o governo brasileiro, EXTRAPOLOU a função de proteger civis-prevista na resolução do Conselho de Segurança da ONU- para derrubar o ditados Gadhafi.
*Um recado às potências ocidentais que ajudaram os rebeldes na caçada de Gadhafi; o processo de transição democrática deve ser FEITO PELO LIBIOS.
*Condenou a violenta repressão dos regimes ditatoriais da Siria e da Libia contra manifestações da oposição.
Mostrou uma resistência a uma ação militar contra a Siria que começou a ser discutida em orgãos como o Conselho de Direitos Humanos da ONU. O Brasil prefere a via negociada para a crise.
*Critica à guerra do Iraque, iniciada em 2003 por invasão dos EUA e aliados; diversas células terroristas surgiram infiltradas nas forças insurgentes.
*Coloca no mesmo patamar os EUA que possuem pena de morte, e paises criticados por Washington por VIOLAR DIREITOS HUMANOS, como o Irã.
*O Brasil apoia o reconhecimento do Estado Palestino no discurso ao defender "INGRESSO PLENO", pede a aprovação do pedido palestino já np Conselho de Segurança da ONU.
Desta vez o Brasil deu um belo exemplo de auto determinação e autonomia. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: