terça-feira, 20 de setembro de 2011

Primavera Árabe

A Primavera Árabe, conhecida como uma série de revoltas contra regimes autoritários no mundo árabe, no norte da África e no Oriente Médio, vários protestos populares, derrubaram os governos da Tunisia, do Egito e mais recentemente o governo da Libia, além de provocarem crises nos paises do Oriente Médio; Siria, Bahrein e Iemen.
Vamos relembrar os principais fatos;
A Tunisia foi o pioneiro na "Primavera Árabe" e fixou as eleições para o dia 23 de outubro.
No Egito o exercito controla o país e vai fazer a transição, muitos temem a permanência do exército egipcio no poder.
Libia, baombardeada pela OTAN e apoiando os rebeldes contra Gadhafi, ainda há resistencia em Sirte a cidade natal do ditador.
Iemen, reina o caos e o estado se desintegra.
Siria, repressão massiva contra os rebeldes que defendem um país livre da ditadura de um partido que está a mais de 40 anos no poder. Muitos estão migrando para a Turquia.
Bahrein, um forte aliado dos EUA, está reprimindo manifestações contra o Governo Sunita que está no poder.
No norte da África há uma aparente tranquilidade no Marrocos, embora o governo esteja anunciando várias reformas e na Argélia, cuja situação é a menos preocupante pois recorre aos importantes lucros auferidos com o gás natural e o patróleo. A democratização no norte da África está se tornando uma realidade onde sempre imperou regimes AUTOCRÁTICOS INTOCÁVEIS. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: