quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Um texto para uma análise objetiva

A imagem do guarda com o apito e bloquinho para anotar as infrações de trânsito é coisa do passado. Hoje, nas metrópoles do Brasil, os olhos do "multador" podem estar em qualquer parte, em cãmaras de video ou fotográficas prontas a registrar um excesso de velocidade, uma conversão proibida ou parar na faixa de pedestre. Como no livro "1984" de George Orwell, as câmaras funcionam como o "GRANDE IRMÃO" que tudo vê (uma adaptação da Folha de São Paulo, 12/05/97).
Este é um exemplo das transformações que estão ocorrendo no espaço geográfico e nas formas como as pessoas se relacionam entre si e com esse espaço. Outro exemplo é o de câmeras existentes nos condominios fechados, controlando a chegada de visitantes ou de estranhos.
1984 é um livro escrito em 1948 que, entre outras coisas, PREVIA um futuro no qual o controle da sociedade se daria pelo "GRANDE IRMÃO". Portanto, conclui-se que o espaço natural é o espaço construido pela natureza e o espaço geográfico é o espaço construido pelo homem, que é o resultado das alterações realizadas no espaço natural. Aliás não há espaço neste século, tanto natural quanto geográfico que não possa ter um " GRANDE IRMÃO"; satélites artificias, radares, câmaras de video e fotografias, aviões não tripulados espiões. Somos vigiados, sempre! Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: