sexta-feira, 27 de julho de 2012

Economia brasileira e sua fase atual

A economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI apresentou as seguintes características;
*Ocupa uma posição de liderança na América Latina, mas está sujeita às exigencias e sanções de orgãos internacionais que atuam no controle das finaças internacionais(OMC, Banco Mundial,FMI etc.)
*Tem recursos naturais abundantes e alternativas energéticas, apresenta gargalos, sobretudo na infraestrutura de transportes, terrestres,aéreos, hidroviários e marítimos.
*Carregamos o estigma de país em desenvolvimento, embora promissor entre eles.
*Uma economia industrial diversificada e mesmo avançada em alguns setores, mas dependente de capital produtivo e capitais financeiros internacionais.
*A economia brasileira está aberta à nova ordem internacional, mas tem dificuldades com a alta competitividade e o protecionismo dos paises de economia mais avançada.
*A economia brasileira está entre as dez maiores economias do mundo, mas exclui grandes parcelas da população dos beneficios da modernização.
*A economia brasileira está exigindo o desenvolvimento de uma grande capacidade de criação, inovação, de resolução de situações novas, daí o nivel de escolaridade passa a ser um indicador expressivo da qualidade da mão de obra- no Brasil a PEA tem uma escolaridade, em média de 5 anos, muito baixo quando comparado com outros paises. Por exemplo na Argentina a escolaridade média é de 8 anos, na U.E. 12 anos. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

alex_plautz disse...

Fica aí a dúvida sobre nosso Governo, nossos deputados, nossa presidente. Depois de quanto tempo é que veremos resultados positivos?