sábado, 4 de maio de 2013

Belfast: a capital britânica da cultura em 2013 e o muro


  1. Retornei de Derry ou Londonderry e em Belfast, a segunda parte do caminho que percorri,ouvir e ver na visão de protestantes radicais e moderados da capital e que sempre foi o alvo preferido das ações armadas do IRA,por ser a capital do Ulster,a mais populosa cidade e predominantemente protestante.As pessoas que me acompanham são irlandeses moderados,a Sara e o Simom, bem falantes e apaixonados pela cidade em que nasceram,esperaram 20 anos para serem pais de Adam,pois a vida não era fácil em função da violência entre cristãos protestantes e católicos.Feita a introdução,vamos a fatos:Na visão deles a questão pode ser resumida da seguinte forma:católicos consideram que a maioria protestante é de origem britânica e os irlandeses são católicos,uma questão complicada que começa com as famílias,passa pela escola,e segue na vida da maioria.
  2. Nas Igrejas busca-se o elemento conciliador,ou seja a paz, a harmonia entre cristãos,mas como ocorre no mundo todo e especialmente na Europa,as igrejas estão vazias,a mensagem não atrae o jovem em especial,daí a dificuldade da passagem de mensagens pacificadora.
  3. Resta o Estado,e este é visto pelo católico em geral, como o repressor a serviço da comunidade protestante e que por sua vez vê o Estado como inoperante nas ações que exigem maior participação.
  4. É comum na cidade de Belfast, os moradores terem no mastro de suas casas, hasteada a  Bandeira do Reino Unido ou Inglaterra-indica protestante no lugar.Nas casas católicas, a bandeira da Irlanda ou Eire.
  5. Uma campanha tentou mudar essa história do uso das bandeiras, mudaram o discurso,ou seja usar a bandeira do Reino Unido ou da Inglaterra é defender a união da Irlanda do Norte a Inglaterra,Escócia e Pais de Gales, por sua vez o argumento é o nacionalismo irlandês.
  6. Os muros estão por toda parte da cidade,cercas de arame,com altitude de 3 /4 metros para proteger o interior contra pedras e outros objetos que são atirados da rua:muros de aço a prova de bombas,principalmente em órgãos oficiais.
  7. E o maior muro,sim.Muro!Separa o bairro Shankill(protestante)do bairro católico,Falls.Extenso e alto,com portões e guias de controle para entrada.É incrível.
  8. Um grafite no lado católico, mostra o rosto de  Bobby Sands, o que iniciou a greve de fome em 1982 e o primeiro a morrer de inanição,era membro do IRA.
  9. Nos murais protestantes, o rosto de mulheres,crianças e idosos que foram vitimas das bombas do IRA.Paz e Bem! Prof.Vilmar

Nenhum comentário: