terça-feira, 7 de maio de 2013

Irlanda do Norte: o que ficou e a situação atual; resumo

Hoje está assegurado um tratamento igual pelas autoridades irlandeses nas questões sociais e civis: o principio da igualdade plena entre os conflitantes.
Fim do atira e depois vai identificar quem é.
É assegurado um direito: um homem um voto,este foi um dos estopins do Bog Side,antes não era assim.
Fim da célebre frase"uma parede em branco,um povo mudo".O povo manifesta-se através dos "murais" e do grafite.É espetacular para o visual!Todos os lados se manifestam e produzem a história sob o seu ponto de vista, uma verdadeira aula de história nas ruas de Belfast-contada pelas pessoas e para todo o mundo.
As prisões indiscriminadas,feitas pelos órgãos oficiais,no passado não foram esquecidas e não ficaram impunes;A corte internacional de direitos condenou a Inglaterra em 1975,a partir daí,passou a rever TODAS as ações do passado:aqui se diz;demorou a acontecer,mas aconteceu,ninguém ficou impune.
As pessoas presas,eram consideradas como criminosos comuns,hoje não,distingue-se,após investigação, o crime comum do crime político.
Um partido político passou a representar o mundo católico: o Sin Fein e o seu maior representante no Parlamento inglês:Gerry Adam.
O atual governo da Irlanda do Norte tem uma peculiaridade ê consorciativo,ou seja o atual Primeiro Ministro é protestante e o Vice é um católico,ex-membro do IRA-aqui é comentado que essa é uma dupla que deu certo!
Em 2010, o Primeiro Ministro David Cameron,juntou católicos e protestantes em Derry ou London Derry,você pode escolher e pediu desculpas públicas,foi a primeira vez em 400 que se conseguiu juntar católicos e protestantes.Os pacifistas vibraram.
Na Galeria de Artes de Belfast,tive a oportunidade de ver uma exposição do fotógrafo,cineasta,design e desenhista americano Andy Warhol,vai ao Brasil com certeza,eu recomendo.
Estou saindo da Irlanda,passarei por Liverpool,cerca de 30 minutos de vôo e vou para Londres.Paz e Bem! Prof.Vilmar

Nenhum comentário: