terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Coréia do Sul; um tigre mais que educado,social e culturalmente.

PISA(Programme for Student Assessment ou Programa de Avaliação Internacional) divulgou na última semana seus resultados, e não deu outra, os asiáticos de Cingapura, Xangai(China) e a Coréia do Sul lideram. Capturei alguns dados interessantes sobre esse tigre que nesses três últimos decênios é um exemplo; IDH (2012) 0,909 - 98% de coreanos alfabetizados - nas escolas pratica-se 220 dias letivos com os alunos - 7/8 horas de atividades diárias nas escolas - 4/5 de atividades escolares em ambientes externos da escola com supervisão da instituição que recebe esses alunos - 80% dos alunos são obrigados a ter 10 horas de atividades escolares;o trabalho do aluno é estudar, como pode-se perceber na carga horária descrita - 97% concluem integralmente o ensino médio - não há evasão por "baixo rendimento" - 60% dos cidadãos entre 25 e 34 anos cursaram a Universidade - escolaridade e educação continuada para toda a sociedade coreana. Qual é o segredo destes resultados? Pode ser vários, mas um é o principal; o Professor, é o protagonista, o resto é coadjuvante. Educação não dá saltos! Na Coréia do Sul o futuro Professor é escolhido através de testes vocacionais e vontade própria do candidato, e são selecionados entre os alunos do ensino médio escolhidos, primeiramente pelo seu desempenho ou seja, os de melhores notas e performance em leituras complementares- filosofia,sociologia,politica,economia,são partes do acervo pessoal do futuro Professor coreano.Na Universidade o candidato a Professor passa por um processo de formação muito exigente e com avaliações rigorosas, após a sua formação leva um título muito forte; Ser Professor, na Coréia do Sul é um honra! Em tempo, a cada 3 anos, sofre novas avaliações- a formação é continuada. Um bom Professor é produto de estudos metódicos, dedicação a pesquisa permanente, a produção cientifica. Não se formam Professores como se produzem salsichas, montam pizzas ou se fabrica molho de tomate. Na velha Universidade, medita-se, aprimora-se. Pode-se crescer na área técnica sempre respaldado no aprofundamento do pensamento filosófico que deve nortear um formação acadêmica.Não seja mais uma vítima. Universidade não é uma fábrica! Paz e Bem! Prof. Vilmar. O século XX abrigou 2 guerras mundiais, holocaustos de judeus, armênios e bósnios, fome, doenças, intolerância contra homossexuais, mulheres, deficientes, analfabetos, negros, índios - tudo em razão do Estado ou em seu nome, e sempre na afirmação do poder - daí Nelson Mandela - do selvagem para o civilizado, com ou sem sangue. Quer mais? O Madiba comandou o avanço civilizatório no final do século XX, afinal teve 27anos para pensar. A história nos ensina que não há rompimentos bruscos com a realidade, mas passagens lentas e graduais.Até.

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