sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Catalunha:desobediência?

A Catalunha vai decidir se destino no próximo dia 4 de novembro.Separar-se da Espanha.Sim ou Não?Diferente da Escócia,a consulta popular será feita na base da desobediência civil e o seu resultado dificilmente será respeitado pela Espanha,trazendo mais incertezas do que definições.quem quer que a Catalunha seja um Estado independente?Parece simples mas não é.
Essa questão é sempre levantada no território catalão como aconteceu recentemente na comemoraçào da DIADA,dia da Catalunha.
Um pouco da história;A Catalunha está unida a Espanha desde 1714,hoje produz cerca de 1/5 da riqueza espanhola e são aproximadamente 7,5 milhões de habitantes e ocupam o Norte Nordeste da Espanha Mediterrânea e uma pequena parte da França.
O dia 11 de setembro é comemorada a DIADA, a resistência catalã durante o cerco de Barcelona,ocorrido em 1714*. A Catalunha tem status de Nação na educação,saúde e segurança,autonomia absoluta,mas eles querem muito mais!
Durante a ditadura de Franco,tentaram suprimir a língua catalã,que sempre foi ensinado nas escolas junto com o castelhano,língua que nunca foi totalmente assimilada pelos catalães.O sentimento catalanista é muito forte,sentimentos de injustiça que, aliado a outras formas de opressão cultural,longas histórias de conflitos e conquistas,impulsionaram esses sentimentos nacionalistas.O Partido de esquerda, PODEMOS,nascido nos movimentos de rua dos indignados e contra as políticas de austeridade durante a atual crise econômica européia ajuda a explicar um modelo mais participativo por uma democracia mais direta e por menos poder nas mãos de políticos distantes: os "outros"não nós entendem como "nós"nos entendemos.Semelhanças com manifestações ocorridas no Brasi em junho/julho de 2013, na África do Sul,entre os negros netos e bisnetos do Apartheid,na India dos impuros,são meras coincidências.Ou não?Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: