sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Migrações urbanas; desafios

É fato; o mundo está cada vez mais urbano!
Em 1950, viviam nas cidades do mundo;730 milhões de pessoas.
Em 2014, vivem 3,3 bilhões ou mais!
Esses dados são da ACNUR(Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).
Um problema com difícil perspectiva de solução.
Como se explica essa busca mundial pelo "paraíso" urbano?
-sobrevivência?
-busca de oportunidades?ou novas oportunidades?
-procura por bens e serviços básicos?
Ou.....
A ocorrência de refugiados em fuga dos conflitos armados.Violência política.Ausência do Estado.Fenômenos naturais em seus países ou comunidades.As estatísticas para precisar números apontam para áreas de conflitos de várias ordens,entre elas a pobreza,a intolerância religiosa e os conflitos armados.
Cabul(Afeganistão),Cartum(Sudão),Abidjan(Costa do Marfim),Damasco(Síria),Amã(Jordânia) e Nairobi(Quênia), são alguns exemplos.
A maioria dessas pessoas que migram para escapar das ameaças passam a viver em condições arriscadas; trabalho informal,abrigos precários;barraca,tendas,galpões,acampamentos"oficiais".Precárias disponibilidades na área da saúde e educação,ficam expostos à exploração,os serviços públicos Não cobrem essas necessidades, logo...
Predominará a tensão social,drogas,violência e a morte prematura de milhares de seres humanos.
A ACNUR atende esses migrantes,mas a abordagem deve ser outra; a reinclusão desses migrantes através da sociedade civil,governos nacionais,regionais e locais,organizações internacionais e locais numa abordagem desenvolvimentista e auto sustentável de longo prazo,evitando a pobreza e a exclusào,isso na opinião de Antônio Guterres,ex-Primeiro Ministro Português e membro efetivo da ACNUR.
"...a cultura do bem estar social,que nos leva a pensar em nós mesmos,torna-nós,insensíveis aos gritos dos outros,faz-nos viver com se fossemos bolas de sabão,bonitas sim, mas não são nada,são pura ilusão do fútil,do provisório,está cultura do bem estar,leva à indiferença a respeito dos outros, é a globalização da indiferença.",afirma o Papa Francisco,um jesuíta com jeito de Francisco de Assis.
Para encerrar,o crescimento das populações urbanas,vão tornando o mundo cada vez menor,com limitações físicas para o desenvolvimento econômico,além das alteraçóes climáticas,insegurança alimentar e escassez de água,tudo isso combinado, é o caos!
Recomendo a leitura: Os últimos soldados da guerra fria, Morais.Fernado.Companhia das Letras.2011.
Paz e Bem!Prof.Vilmar.




Nenhum comentário: