segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Em debate: a energia nuclear na matriz energética brasileira:sim ou não.

É preciso ampliar o debate; a energia nuclear é necessária para o desenvolvimento do Brasil?
A energia nuclear deve  aumentar a diversificaçãoda matriz energética no Brasil ou devemos produzir urânio enriquecido para o mercado externo?
...Ou mercado interno e externo.
Prós e Contras.
Em 2015, o urânio enriquecido no Brasil vai para Angra I, até agora o urânio vem enriquecido do exterior - o Brasil será autônomo. Um avanço em tecnologia nacional e custo.
O uso da tecnologia para fins pacíficos do urânio enriquecido sempre teve esse acesso negado para a maioria dos países - alegação; fabricação de artefatos nucleares(bombas).
O Brasil foi um dos países atingidos pelas potências detentoras de artefatos nucleares; detentor da 6a. maior reserva de urânio do mundo- maiores reservas estão no Nordeste brasileiro - Bahia e Ceará,a quantidade nas reservas pode atender várias usinas por muitos anos.
Toda atividade nuclear em território nacional só é admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional(Const.Federal art.21,XXIII,a.).
O Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferaçào de Armas Nucleares desde meados da década de 80 e respeitamos o tratado,embora outros países não o façam.
A Central Nuclear Alm. Álvaro Alberto(Usinas de Ngra I e Ii produz a energia mais barata dentre as nossas fontes TÉRMICAS.
Atualmente a participação de energia nuclear na matriz energética brasileira é de 2,7%,pequena se comparada  com a mesma fonte na matriz mundial que é de 6,4% e na comparação com a matriz dos países ricos do mundo que é de 10,7%,
Segue o mesmo tema no próximo post.
Paz e Bem! Prof. Vilmar



Nenhum comentário: