sábado, 27 de dezembro de 2014

Energia nuclear;o que dizem os outros,e o que diz você.

Prof.Heitor Scalambrini,da UFPE e membro da Rede Brasileira da Justiça Ambiental e da Articulação Anti Nuclear:
"Qual o modelo de desenvolvimento que a energia nuclear está servindo?".
O progresso desejado não é fazer obras em detrimento de comunidades e ecossistemas.Há que mudar o paradigma do lucro para a qualidade de vida da população e responder às necessidades sociais de alimentação,habitação,vestuário,saúde,trabalho.
...Não basta fazer coleta seletiva de lixo,evitar o desperdício da água,substituir os carros à gasolina por carros elétricos.Na verdade,o que é preciso mudar para interromper a destruição,é o tipo de desenvolvimento que buscamos".
Greenpeace,no caso brasileiro, o país não necessita dessa alternativa energética,pois, tem muito sol(mais de 250 dias de exposição solar em baixa latitude,incidência com pouca inclinação),tem água, tem vento o suficiente para gerar energia de maneira realmente renovável,tem o maior potencial de energia limpa,segura e renovável do mundo(sem ufanismo!).
A energia nuclear,pode causar acidentes irreversíveis: a radiação contamina o ar; compromete a saúde do reino animal,vegetal e mineral - torna essas àreas inabitáveis,assim reduzindo o tamanho do território.
Mata,não esqueça de Chernobyl(Ex-URSS),Three Miles Islands(EUA),Fukushima(Japão)
Muito cara,emprega menos.
Estigmatizada após Fukushima,vários países revendo os seus programas.
O ciclo total da indústria nuclear produz mais emissões de gases do efeito estufa que as fontes limpas e seguras,como a eólica,solar e a biomassa.
E por fim; carece de Transparência,sòmente três países,Brasil,Irã e Coréia do Norte CONFIAM A O MESMO ÓRGÃO, a tarefa de incentivar por um lado e fiscalizar por outro lado às atividades nucleares.
Esta discussão não deve acabar jamais, a sociedade mundial é quem "deveria"decidir pelo melhor e pelo mais seguro.E você,o que tem para dizer é fazer?
Paz e Bem!Prof.Vilmar

Nenhum comentário: