segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Rei Abdullah - personagem da história do século XX,XXI e suas contradições.

Morreu o Rei Abdullah, da Arábia Saudita,era o quinto filho dentre os 37 filhos do Rei Aziz Al Sau,criador do Estado Saudita e que deu o seu nome.
A Arábia Saudita é uma potência regional,detentora de imensas jazidas de petróleo,é uma das últimas monarquias absolutistas.Estado repressivo,teve no Rei Abdullah,o Guardião das duas Mesquitas(Meca e Medina)uma figura emblemática,antes de tornar-se rei foi comandante Supremo da Guarda Nacional,modernizou e tornou poderosa as forças armadas do país.
Para seus aliados foi
um estadista conciliador dentro do mundo árabe e muçulmano.Defensor intransigente dos interesses sauditas e mesmo árabes e muçulmanos do mundo todo.
Viveu um reinado angustiante no Oriente Médio; combateu o terrorismo sem trégua, conciliou conflitos entre a Jordânia e a Síria,viveu momentos complicados nas relações entre palestinos e israelenses, na invasão do Kuweit,na invasão do Afeganistão,na invasão do Iraque.Uma luta permanente: a busca pela unidade pan árabe.
Como Rei proporcionou algumas reformas significativas; mulher votar e ser votada;introduziu eleições municipais,permissão para mulheres sauditas estudarem no exterior com bolsa do governo.
Em 2011 foi questionado sobre o tratamento dados as mulheres sauditas,afirmou"minha mãe é mulher,minha irmã é mulher,minha filha é mulher,minha esposa é mulher",
Deixou 7 filhos homens,15 filhas mulheres e 4 esposas.
Nada vai mudar nessa sociedade ultra conservadora no médio prazo.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: