sábado, 21 de março de 2015

Oriente Médio: território,nacionalismo árabe ou pan arabismo:interesses internacionais.

O Oriente Médio ocupa uma imensa área do planeta,estende-se pela Ásia e África e onde está a civilização árabe e suas complexas realidades.
Geogràficamente, o Oriente Médio é dividido em; Magreb Africano,formado pela Mauritania,Marrocos,Argélia,Tunísia e Líbia - palco da Primavera Árabe e de conflitos permaneces.  Vale do rio Nilo onde encontram-se o Egito,Sudão e Sudão do Sul(nasceu em 2011) conflitos contínuos dominam este trecho do mundo árabe.Mashreq(Levante),dividido em Crescente Fértil:Líbano,Síria,Iraque e Jordânia.Penīnsula Arábica:Arábia Saudita,Iemen(conflitos) e Omã e os países do Golfo Pérsico:Kuwait,Bahrein,Qatar,Emirados Árabes,a mais pacífica região do Oriente Médio.
A maioria da população professa o islamismo e suas inúmeras correntes e se estende a outros países que não fazem parte do mundo árabe; Afeganistão,República Islâmica do Irã e o Paquistão.
No passado o mundo árabe sofreu fortes pressões dos Impérios Turco Otomano,Império Russo e Império Austro Húngaro.No final do século XIX e início do século XX a Inglaterra e a França passaram a controlar grande parte deste território, foi o imperialismo europeu o responsável por inúmeras desavenças e divisões entre a numerosa comunidade árabe,enfraquecendo qualquer tentativa de reação,e mais tarde,ainda no século XX,a presença dos Estados Unidos com seu poderio econômico e militar e atualmente com sua politica expansionista e que trouxeram mais conflitos.Iraque,Afeganistão,Líbia e Síria são os maiores exemplos.Conflitos que trouxeram o caos,a desordem e a morte.
Estes países eram ameaças ao controle do petróleo no Oriente Médio, devido ao forte sentimento nacionalista do povo árabe,ou em qualquer parte do mundo,como é o caso da Venezuela e porque não o Brasil com o pré-sal? 
Nada é mais fácil do que controlar populações desorganizadas e em conflitos internos como os que ocorreram e ocorrem nos países árabes no passado e no presente.
No mundo dependente do petróleo,no caso EUA,Europa e Japão,um elemento é essencial;garantir o abastecimento de petróleo para complementar a produção declinante nos EUA e Europa e busca de outras alternativas ainda mais caras.
Observe que no caso do Oriente Médio, a quase totalidade dos conflitos tem como causa determinante as disputas territoriais ou a presença de forças estrangeiras em seus territitórios.
Para o Ocidente é melhor mostrar os grupos fundamentalistas que fazem uso de atos terroristas,como fanáticos que desprezam sistematicamente os direitos universais do que apresentá-los como agentes em prol de uma causa,como soberania ou controle de território(Fonte:SECOM UNB-Carlos Eduardo Vidigal-www.unb.br/notícias).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: