segunda-feira, 16 de março de 2015

Poder Mundial e desafios

Há mais de cem anos, ainda na primeira década do século XX, a Europa era o centro do mundo. O Reino Unido era a potência mundial e possuía a maior marinha de guerra do mundo. Outros três países europeus - França, Alemanha e Rússia tinham os mais poderosos exércitos. A disputa pela hegemonia mundial levou as grandes guerras mundiais e a liderança passa a ser disputada por duas potências: Estados Unidos e União Soviética. Com a crise do mundo socialista e com o advento de novos pólos ou centros econômicos mundiais, de forma particular a China Continental, há uma nova mudança na ordenação econômica e política global e novos personagens, no caso o Brasil e a Índia e especialmente os Tigres Asiáticos e mais o Japão - o econômico é o determinante. Um equilíbrio em termos internacionais nas relações econômicas, diplomáticas e militar entre os Estados Nacionais.
Outros inimigos rondam no mundo: xenofobia, o radicalismo, a intolerância, além da desigualdade entre os vários "mundos" - África, Ásia e América Latina. Até quando?

Paz e Bem!

Prof. Vilmar

É impossível deixar de registrar as manifestações democráticas no Brasil neste último final de semana. Demonstra maturidade e consolidação da democracia, uma luta de toda uma sociedade que acredita em mudanças pela via pacífica e civil. É preciso lembrar todos aqueles que de uma forma lutaram contra as ditaduras de Getúlio Vargas e contra o golpe de 64.

Nenhum comentário: