segunda-feira, 1 de junho de 2015

América Latina; novos rumos,novas alternativas e integração

"Senhoras e Senhores, o mundo dentro de 5 anos,não dentro de 5 séculos vai ser diferente.Dentro de 5 anos, a China vai ser o mais importante ator econômico,se já não for,do mundo.Como,se durante toda a nossa vida nos disseram que tínhamos que ter relações carnais com aqueles que nunca nos davam nada e nos tiravam tudo?Como não vamos ter relações normais,econômicas,diplomáticas e estratégicas com aqueles que vem nos oferecer investimentos?
Não se pode ser tão estúpido,nào se pode ser tão colonizado mentalmente,tão subordinado intelectualmente,tão pequeno de cabeças e neurônios..." Presidente Cristina F. de Kirchner,na Abertura do ano legislativo argentino,quando foi questionada sobre acordos comerciais firmados com a China.
No Brasil, que é país do BRICS, os chineses vão,entre outros negócios,financiar a construção de uma ferrovia que ligará o oceano Atlântico ao oceano Pacífico - cruzando o Brasil de leste - oeste: no eixo-RJ,MG,GO,MT,RO,AC e o Peru.
Trará benefícios inegáveis para a economia brasileira e chinesa.Para o Brasil,o maior deles é pelo fato de não ter acesso ao oceano Pacífico,fato limitante para o produtor exportador-hoje o maior mercado consumidor do mundo está na bacia do Pacífico e com tendências a aumentar.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: