terça-feira, 26 de maio de 2015

Relevância brasileira na questão energética.

Um dia no passado foi dito; petróleo no Brasil?Nunca! Ledo engano.
As recentes descobertas de petróleo no pré sal brasileiro(2007),influenciam não apenas o desenvolvimento econômico do país,mas também na comunidade internacional.Desde o boom do etanol(2005) e a descoberta de Tupi no pré sal em 2007, o Brasil passa a ser visto como potência mundial emergente.
O The economist escreveu "Brazil an econômic super power,and now oil too"-27/12/2008.
Os grandes importadores de petróleo: EUA,China,Índia,U.E. e Japão tendem a atribuir crescente prioridade no relacionamento com o Brasil,como um fornecedor futuro daquelas comunidades.Será preciso escolher.A quem o Brasil dará prioridade?Ou apenas colocará à disposição do mercado,quem chegar antes leva!
Aqui entra uma questão que deve envolver outros interesses,principalmente parcerias e contrapartidas.Deve-se deixar de lado alianças políticas,o mundo que vivemos será muito mais multipolar no futuro.Logo...o Deus mercado vai falar mais alto.
Outra certeza no Brasil; o país não depende apenas de um ou duas fontes de energia,conta com fontes combustíveis e fontes renováveis em sua matriz,portanto não haverá contrapartida ou moeda de troca na questão energética.Autosuficiência absoluta.
O Brasil também foi cogitado para ingressar na OPEP,não interessa esse cartel,até porque é ainda um importador de petróleo e no futuro deseja exportar combustíveis refinados e não apenas petróleo bruto,com faz o Oriente Médio,a África e a Venezuela.
Associado à produção de petróleo,amplos negócios e amplas possibilidades: petroquímica(refino),construção naval,serviços de engenharia,transporte,armazenamento e logistica.
Apesar das turbulências na Petrobrás,corrigido o rumo,o sucesso está assegurado.
"É preciso sair da ilha para ver a ilha"José Saramago-O conto da ilha desconhecida.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: