sexta-feira, 15 de maio de 2015

Indústria nuclear na América Latina: viável?

Atualmente apenas o México, o Brasil e a Argentina possuem um programa de produção nuclear,embora outros países tenham demonstrado interesse em desenvolver projetos.
Chile,Equador,Venezuela e Bolívia,são os interessados e podem tornarem-se parceiros,do Brasil e Argentina dentro da América do Sul.Vontade política e construção de projetos, a partir de experiências acumuladas permitirão o desenvolvimento dessa importante alternativa energética no sub continente,ampliando a matriz energética e dessa forma,atraindo investidores que vão gerar renda,emprego e impostos,disso é o que mais precisa essa América,romper com a pobreza e fome:
Subdesenvolvimento e dependência. Nossas riquezas vegetais; milho,soja,cana de açúcar e mandioca devem ser prioridade como alimento e não como fonte de energia,como ocorrer muitas vezes.
Por outro lado,água,geleiras,sol e ventos são abundantes em toda essa porção da terra.
A América do Sul possui um imenso cenário na disponibilidade de energia alternativa,talvez,única no mundo.
Lembramos o xisto pirobetuminoso,o carvão mineral e o petróleo,também disponíveis em grandes quantidades.
Algumas potências centrais,por motivos óbvios estão preocupados com essas disponibilidades e de forma especial com a indústria nuclear.
Possuir ogivas nucleares é muito mais do que um artefato de ataque.A posse de um arsenal funciona como "arma" de dissuasão,de convencimento(Prof.Francisco Carlos Teixeira da Silva - UFRJ)
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: