segunda-feira, 4 de maio de 2015

Do poço ao posto; não dá para ignorar ou dá?

Sob liderança de Arthur Bernardes,o Congresso Nacional derrota uma emenda entreguista e Getúlio Vargas,em 3/10/1953 sanciona a lei número 2004 e cria a Petrobrás que tem alma brasileira e que nunca enviou lucros para fora do país e sempre investiu tudo no Brasil.
Sempre sofreu dos países hegemônicos - exploradores de recursos energéticos e suas poderosas empresas petrolíferas o discurso derrotista:aqui não há petróleo!
Posteriormente passaram para um discurso mais ousado; falta de recursos e capacidade para explorá-lo.
Sempre sonharam ter concessão para explorar o subsolo brasileiro.
Não deu outra;
Líder mundial em exploração de águas profundas(http://www.enfpe.org.br/node/933).
Produçào diária de 2,376 milhões de barris.
Reserva comprovadas de 16,4 bilhões de barris.
Era um monopólio até 1997, daí,a exploração dos campos petrolíferos passou a obedecer a um modelo de concessão.Nesse caso, a empresa vencedora da licitação ficava dona do petróleo a ser explorado - pagando royalties ao governo por isso.
Com a descoberta do pré-sal,o governo mudou.Esses campos petrolíferos são licitados por meio de partilha; dessa forma,o vencedor da licitação se obriga partilhar com o governo a produção.Vantagens?Duas,é a operadora exclusiva dos campos petrolíferos e tem no mínimo 30% da participação nos consórcios com outras empresas.Claro que essas novas regras não agradaram os investidores internacionais.
Recomendo para leitura: Sobre Meninos e Lobos,de Dennis Lehane,Cia das Letras(editora).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: