terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Nacionalismo - um novo despertar

Em tempos de crise econômica,migrações forçadas,extremismos,mudanças climáticas e muitos refugiados,o nacionalismo volta com força sobretudo em áreas de relativa paz.
O nacionalismo como doutrina ou filosofia,prega valores como bem estar social,lealdade e devoção pela Nação e que já a conquistou vê o outro como uma ameaça eminente,sobretudo o refugiado de áreas conflitantes.
O nacionalismo na sua origem remonta a Revolução Francesa - o poder político emana do povo e da Nação,assim entendia à ascendente burguesia francesa,contrariando à nobreza e ao clero que defendia o poder divino.
O desenvolvimento e a Revolução Industrial,nos séculos XVIII e XIX,fortaleceram os ideais nacionalistas,coincidindo com o desenvolvimento da economia nacional,ascensão da classe média,com as demandas populares e até com o imperialismo.
Na América Latina,por exemplo,os ideais nacionalistas começaram no início do século XX,com uma forte inspiração na Europa e Estados Unidos.No início foi conservadora e antiliberal,posteriormente ao pensamento de esquerda,anti-imperialista e na defesa da indústria nacional(Anderson,Benedict-Nação e Consciência Nacional-S.Paulo,editora Atiça,1989).
Fica a questão;
O nacionalismo,lealdade e devoção ao Estado Nação deve estar acima dos indivíduos ou grupos de interesses?
O nacionalismo moldou a vida das pessoas no aspecto privado e público?
Produziu a paz?Aumentou as desigualdades?
A história diz que não.Volto ao tema.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, ilustre Prof. Vilmar!

Aqui quem vos fala é seu querido ex-aluno Rodrigo Arns, quanto tempo!

Me formei em Administração de Empresas na UFPR em junho de 2015 e me joguei nesse mundão pra conhecer o que estão fazendo de diferente nos diferentes polos de empreendedorismo e inovação... Voltei há pouco mais de 1 semana dessas aventuras internacionais nas quais passei pela Alemanha, Espanha e Egito e já há algum tempo que gostaria de voltar a me comunicar com o senhor! Ao meu ver, seria de grande contribuição a mim poder me encontrar com o senhor para debater sobre assuntos sociais, políticos e históricos, tendo em vista que há uma lacuna que meu avô Osvaldo deixou em aberto já faz um tempo... Uma dessa ela poderia ser preenchida se a gente realizasse uma espécie de mentoria ou algo assim! O que acha? Não sei como vc está de horários mas eu acharia uma oportunidade incrível de absorver o tanto de conteúdo que tem!

O meu email é rodrigo.arns93@gmail.com, fico no aguardo de sua resposta.

Rodrigo Arns