terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Uma crise humana de rejeição ao outro - que fazer?

Desde a Segunda Guerra Mundial,vivemos uma crise humanitária sem precedentes; 60 milhões de pessoas estão fora de suas casas.Migração,num livro de Geografia significa,mudança de indivíduos ou grupos de indivíduos para outros lugares.O que leva as pessoas a ser deslocarem?Busca de oportunidades,emprego,qualidade de vida,mas a atual tem um outro nome;Refugiados por vários motivos: guerras,fome,perseguições étnica,cultural e religiosa,além de causas naturais,aliás são pouco significativas no século atual.
Na Europa,em especial,o medo patológico de estrangeiros,a xenofobia(origem na Psicologia) passou a referendar um outro fenômeno: preconceito,discriminação e violência física contra estrangeiro.Logo,a xenofobia é um problema social.Tem um reforço de peso,primeiro o nacionalismo  e depois a crise econômica,ingredientes para se opor a presença de estrangeiros em seus países.
O nacionalismo,como sabemos,é o conjunto de idéias e atitudes para pensar o desenvolvidos e o bem da própria Nação, estrangeiros obstruem o desenvolvimento!Incrível,seres humanos dificultam o desenvolvimento,principalmente na Europa,onde a demanda de pessoas para trabalho braçal e sem exigência de alta escolaridade - esse tipo de trabalho não interessa aos europeus,principalmente no seu trecho ocidental.A estrutura etária da população apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.Migrantes são necessários sim!Tanto para suprir necessidades,no trabalho,como para pagar impostos que contribuem para que o Estado possa fazer face às necessidades de uma sociedade que não abre mão de seus direitos,o que é natural.
O que tem acontecido nas fronteiras da Europa,gente com fome e frio,não deveria acontecer muito menos,a aversão pelo outro.
Chega de maus exemplos do passado,holocausto,apartheid,por exemplo,esses sentimentos não devem persistir,com prejuízos para pessoas e grupos,sobretudo quanto à sua etnia,cultura e religião.
O século atual exige uma sociedade de acolhimento:diferentes posturas,modos de lidar com essas minorias e um combate sem tréguas a discriminação é o que se quer.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Sugestões de leitura; Artigo de Clovis Rossi,Folha de São Paulo,edição de 11-1-2016;Predadores se armam de preconceitos.
Livro:A Mesquita de Notre Dame de Paris - Elena Chudinova.



Nenhum comentário: