quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Recursos naturais não são ilimitados. A realidade mundial.

Thomás Piketty - autor do livro O Capital no Século XXI alerta que o capital é bom para o enriquecimento é ruim para a distribuição e a justiça social.
Onde entram as relações sociais do capital,a primeira coisa que aparece é a desigualdade e o acesso aos bens necessários à sobrevivência.O mundo atual demonstra isso.
José Graziano,Diretor da FAO(ONU para a agricultura e alimentação),informou que até a crise econômica de 2008,havia 800 milhões de pessoas fome,e agora,2016,há cerca de 1 bilhão (trecho publicado em espanhol pela Página 12 e em português pela IHU,tradução de André Langer).
Neste mundo globalizado fica o alerta; bens nacionais,como água,solo,florestas e minerais,podem ser alvo de grandes grupos capitalista nacionais,articulados com grupos transnacionais em função de uma acumulação maior,privatizando-os.
A FAO mostra que a população mundial cresce,a disponibilidade de terras agricultáveis cai continuamente: o mundo terá em 2020 cerca de 7,5 bilhões de pessoas.
Neste cenário adverso: a exceção é o Brasil que combina água,terras,tecnologia e alta produtividade,tornando-se um protagonista na produção de alimentos.
Temos aqui o que não encontramos em país algum - 70 milhões de hectares de terra para produzir alimentos e saciar a fome do mundo e água de sobra.
O Brasil é uma exceção num cenário adverso,um potencial imenso para expandir sua área agrícola e assim ampliar a atual produção de grãos e fibras que hoje é de 210 milhões.
Aumentar a produção agropecuária em 40% até 2019.Nos últimos 20 anos a produção de carne de aves cresceu 285% e a carne bovina em 77%( Fonte: FAO).
É preciso,lamentavelmente,reconhecer que o mundo já perdeu,desde a segunda metade do século passado,um 1/5 da superfície cultivável e 1/5 das florestas tropicais a CADA ANO,são perdidos,25 bilhões de toneladas de húmus por efeito da erosão,desertificação,salinização e outros processos de degradação dos solos.
Reavaliar conceitos e procedimentos nesta transição ecológica.A guisa de ilustração,cita-se o caso de disponibilidade de água para o consumo humano que desde a década de 70 apresentava problemas de escassez em muitos países da África,Oriente Médio e da América Latina e hoje é mais preocupante,um dos maiores problemas do planeta.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: