quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Separatismo: uma realidade do século atual.

Apesar das singularidades dos movimentos libertários,o desejo de independência é uma manifestação comum na sociedade humana e naturalmente e ocorre em várias partes do mundo,para ser exato em todos os continentes sem exceção,e sem nenhuma condição específica,quer de ordem econômica,política ou social,eles ocorrem de forma muito clara.Para melhor entendê-los,é preciso observar e analisar cada um deles é suas peculiaridades e tendências dentro de um contexto ideológico.
A grande maioria dos movimentos separatistas  tem uma inspiração regional relativos ao contexto histórico,social,econômico,étnico religioso específicos de cada região/lugar.
Cumpre lembrar que no final dos anos 80 e início dos anos 90,quando ocorreram mudanças políticas no mundo: fim de algumas ditaduras, uma nova geografia política mundial assume esse novo papel na sociedade mundial.
Neste século reacendem as discussões sobre consequências desses movimentos libertários e separatistas para a história,geografia,política e economia internacionais.
Sempre houve e haverá discussão e disputas quando o assunto é ampliar ou reduzir fronteiras,aumentar ou reduzir poderes,controlar mais ou menos locais e regiões.Um mundo de disputas e interesses que extrapolam a realidade local para uma realidade global.É o jogo pelo poder.
Ou não?
Alegam motivos históricos,geográficos ou econômicos e querem a separação de uma parte do território para se tornarem outro país com governo próprio.Ou não?
Fazer a guerra,terrorismo,pressão política são os instrumentos mais utilizados e que recebem apoio de outros países,que por sua vez,tem seus próprios interesses econômicos,políticos e estratégicos.Ou não?
Uma roda viva.
Uma herança eterna; fronteira que quase nunca representou a diversidade étnica,religiosa ou econômica dos grupos nessas disputas,entre nações e interesses econômicos obscuros.
Alguns movimentos separatistas que ganham um maior espaço de divulgação no mundo;
Espanha: País Basco e Catalunha.
França:Córsega 
Oriente Médio: Curdistão 
Oriente Próximo: Palestina
Canadá:Quebec
China,Índia e Paquistão:Caxemira
China:Taiwan e Tibet
Itália:Sardenha
Reino Unido: Escócia e Irlanda do Norte 
Rússia: Chechenia,Ossetia do Sul e Daguestão 
Servia:Voivodina e Kossovo
Somália:Somalilandia
Marrocos:Saara Espanhol
Chipre: Chipre do Norte
Moldávia:Transnistria
Geórgia:Abecasia
Azerbaijão:Alto Karabaque
E muitos outros que serão lembramos oportunamente.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: