quarta-feira, 27 de julho de 2016

Questão Palestina - eternos refugiados.

Palestina - Terra dos Filisteus - está situado no Oriente Próximo (chamado de Oriente Médio de forma imprópria).Trata-se da bíblica Canaã que os judeus chamam de Sion. A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas(judeus) por volta de 1 200 A.C.,depois de se retirarem do Egito,onde viveram alguns séculos.
A região,foi submetida a sucessivas dominações estrangeiras e deram início a uma diáspora judaica.Judeus se refugiam em várias partes do mundo.
Conflitos locais tem raízes culturais na região há vários séculos sobretudo envolvendo judeus,palestinos e árabes e se acentuaram com a criação do Estado de Israel em 1948,antes,na década de 30,judeus começaram a comprar terras na Palestina,embora,milhares de judeus já vivessem aí,ao lado de palestinos e árabes.
Os conflitos iniciam-se,e tornam-se sangrentos,por vezes comandados por radicais de ambos os lados e com um forte apoio externo das grandes potências e seus interesses geopolíticos.Palestinos se refugiam em vários países da região, principalmente no Líbano e Jordânia, é a diáspora Palestina.
A responsabilidade pelos refugiados não é exclusiva de Israel,mas de muitas outras personagens do Oriente Médio.Muitos foram tratados como cidadãos de segunda categoria e que ainda hoje vivem em campos de refugiados ou são refugiados em seu próprio território,no caso a Faixa de Gaza em particular.
Atualmente a questão palestina para a criação de um Estado,enfrenta barreiras de difícil superação,como;
- a posição militarista e intransigente do governo israelense nas questões territoriais.
- milhares de refugiados palestinos gostariam de retornar,Israel não concorda com o retorno da maioria para a Palestina.Propõe a volta de poucos.
- milhares de judeus vivem em assentamentos nos territórios ocupados por Israel e quer mantê-los sob soberania israelense.Os Palestinos não aceitam,os assentamentos emmuito menos,qualquer ingerência de Israel nesses locais.
- Água: judeus e palestinos,reivindicam o controle dos recursos hídricos da Cisjordânia.
- Palestinos reivindicam a parte oriental da cidade de Jerusalém,como capital do Estado Palestino,Israel,por sua vez a considera sua capital eterna é indivisível,portanto,una.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos(ONU,1948),no seu artigo XV está disposto:
Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade,ninguém será arbitrariamente privado da sua nacionalidade,nem do direito de mudar de nacionalidade ou nação.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




Nenhum comentário: