quarta-feira, 13 de julho de 2016

Educar para a vida forte e sem mentira-educação libertária.

"Os meninos e as meninas terão uma liberdade insólita,farão exercícios,jogos e relaxamentos ao ar livre.Insistiremos no equilíbrio com o entorno natural e como meio,na higiene pessoal e social,desaparecerão as provas,os prêmios e os castigos"
Para Ferrer Y Guardia,a educação tradicional constroe indivíduos padronizados,dóceis é profundamente autoritários; essa escola serve para fazer as pessoas aceitarem as normas estabelecidas,incutir valores sociais e morais da classe dominante,para produzir e reproduzir indivíduos à sua imagem.E isto através de relações autoritárias,punitivas,coercitivas estabelecidas entre professores de um lado,e,alunos, do outro.
A escola não nasceu para disciplinar,como afirma Ariês.
O eixo das críticas é contra o exercício do poder nas relações que se produzem em todos os espaços da sociabilidade,na escola,principalmente.
A escola não deve incentivar o espírito da competição,mas criar condições baseadas na cooperação,confiança e respeito mútuo.Deve ser capaz de ensinar a andar com suas próprias pernas ou voar com asas seguras.
Assim todos terão acesso aos bens essenciais,que cada ser humano tem direito:acesso ao saber,à moradia,à alimentação,trabalho,ar,água,segurança,liberdade,equidade e sobretudo o respeito para sair de um lugar ou nele permanecer.Viver o espetáculo da própria vida e seus bens essenciais.
Francisco Ferrer y Guardia,era catalão,livre pensador,anarquista e anticlerical.Criador da Escola Moderna,escola libertária,condenado à pena de morte foi fuzilado na Espanha. Viveu intensamente o final do século XIX junto com suas idéias e práticas educacionais.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Para consulta: Gallo,Silvio."Francisco Ferrer y Guardia.O mártir da Escola Moderna "Pro Posições" 24.2(2013)241-251.
Li e recomendo: Uma breve História do Futuro. Jacques Attali.Ed.Novo Século - SP - 2008.

Nenhum comentário: