quinta-feira, 21 de julho de 2016

Turquia:um país do mundo islâmico é o mais ocidentalizado entre todos.

Situado no Oriente Médio,possue território na Ásia(Anatólia) e Europa(Trácia Oriental) - o diminuto mar de Mármara separa a parte asiática da parte européia e ao mesmo tempo une as duas partes pelos estreitos de Dardanelos(Mar Egeu) e Bósforo(Mar Negro)- logo,uma estratégica localização geopolítica.
Membro da OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte) mas não é membro U.E.um sonho que ainda não se transformou em realidade.A maioria professa o islamismo,ramo sunita.
A moderna Turquia tem um responsável, Mustafá Kemal mais tarde Ataturk (Pai dos Turcos).Foi um líder nacionalista,um reformista e que deu origem a um Estado autoritário,centralizador é laico.Suprimiu o Direito Tradicional de origem islâmica.Introduziu o uso obrigatório da grafia do idioma turco em caracteres latino e não árabe.
Em 1923 apenas 10%da população era alfabetizada,Ataturk investiu fortemente na educação básica e no final do século XX,o índice de alfabetização atingiu uma marca expressiva,76% da população escolarizada.
Muitos são os problemas enfrentados pelo país; conflitos entre laicos e religiosos,turcos contra curdos,influência das forças armadas na política,nacionalismo radical,emigração para o ocidente,especialmente para a Alemanha além de golpes políticos que geram incertezas e preocupações em relação ao Estado de Direito,preocupação para o ingresso do país na União Européia e outras alianças necessárias para o desenvolvimento do país.
Os conflitos no Afeganistão,Iraque e Síria,naturalmente refletem no país,ocasionando mais instabilidades.
                                           Curdos
São 14 milhões de curdos que vivem no território curdo.Até 2002 o governo turco privou os curdos de sua identidade - idioma e alguns costumes característicos,atualmente são livres,embora com um forte controle estatal turco,sobretudo com os radicais curdos.
Os curdos são  muito antigos, ariano,de língua persa(farsi). Após a Primeira Guerra Mundial,surgem no Oriente Médio,novos países,como a Tuquia,Síria,Iraque e dessa forma os curdos foram sendo cada vez mais reprimidos e constituindo uma minoria numerosa"Nação numerosa sem Estado".
A história curda atingiu seu auge na Idade Média com a Dinastia de Saladino, que venceu os cruzados e conquistou a Palestina para os muçulmanos.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: