quinta-feira, 7 de julho de 2016

Muros:Alguns são visíveis e outros não

Um muro pode ser em forma de parede de ferro,concreto,arame farpado ou pode ser de outras clássicas formas;pobreza,intolerância,discriminação,e outras tantas conhecidas.
O muro é uma marca eterna de separação de povos,mas nunca de idéias e ideais.
Alguns são materializados: Cisjordânia/Israel,Ceuta/Melila(África),EUA/México,Grécia/Turquia,muro do Euro (2012)"Porta dos Fundos",após a crise econômica de 2008 que afetou a economia grega - rio Euro:fronteira natural que separa a Grécia da Turquia,Coreia do Norte/Coreia do Sul (Paralelo 38),República Árabe do Saara Ocidental(Saaraui)/Marrocos,Muro do Chipre-linha verde em Nicosia(1974)'Caxemira,Índia/Paquistão.
Outros invisíveis: em volta de alguns continentes, das periferias metropolitanas e megacidades,de áreas áridas e semi-áridas.
Muros podem impedir saídas e entradas de pessoas.
Alguém é dono do planeta?
Os Estados devem ser o porta voz da sua sociedade civil?
Terra hospitaleira para todos os viajantes da vida.
O bem comum da humanidade,não será a grandeza da riqueza ou mesmo da felicidade,MAS,a proteção do conjunto dos elementos que tornam a vida digna: clima,ar,água,liberdade,democracia,culturas,línguas,saberes...Esse bem comum será uma biblioteca que se deve manter,um parque natural,que deve ser transmitido depois de cultivado e sem modificá-lo de maneira irreversível.Não será um objeto do mercado,nem propriedade de Estados,tampouco um bem universal e sim um bem supranacional.
Ninguém é dono do planeta.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: